Pesquisar neste blogue

Seguidores

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Passagem



Há quem diga que a vida é uma constante passagem para uma fase concluída, perfeita, universal, como se o ser humano fosse capaz de "crescer" entre os períodos de morte intermediários. Quer dizer, morte e crescimento, hum... não me parece de todo dois conceitos que se possam relacionar. Afinal de contas a vida é isso mesmo, é acção, é energia, é qualquer coisa não estática, é um constante movimento até ao limite humano. Ora nada que esteja morto pode ser transformado em algo mais complexo, parece-me a mim. Há realmente muitos assuntos que por mais tempo que se perca com eles não originam nenhuma conclusão!
A morte e o crescimento individual das almas até se obter um Ser perfeito são uma discussão absolutamente inútil, quer dizer não se chega a nenhuma conclusão sobre isso, e ainda se perde muito tempo a arranjar informação que chegue a nos satisfazer na esperança de que, ainda que exista o fim, possa existir algo para além disto tudo.
Gostava mesmo de acreditar que houvessem passagens, que as pontes entre dois mundos tão diferentes como o dos vivos e o dos mortos fossem transponíveis e à prova de cheias, de tremores de terra e outros fenómenos físicos, mas é-me difícil entender esse "processo de crescimento" individual.
Logo lanço aqui o desafio: Como pode a vida ser uma passagem para alguma coisa de melhor se o presente em que vivemos parece advir dos seres mais primitivos alguma vez existentes?

Sem comentários: