Pesquisar neste blogue

Seguidores

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Televisão

Caros,

Desde há uns tempos para cá que se observa uma queda na qualidade na programação televisiva da difusão pública. Pretende-se que a TV seja um veículo de comunicação e educação para o grande público, mas a falta de conteúdos na programação é escandalosa. Tenho que dar os parabéns a alguns canais da cabo, e à RTP 2 pelas excelentes séries que transmitem a horas decentes. A RTP, SIC e TVI privilegiam os seus espectadores mas mais ao fim de semana à tarde.
Agora um canal específico merece o meu comentário - a SIC - tem vindo a piorar os programas que emite desde há alguns meses, talvez com a contratação do novo Director de Programação. Tem apostado em formatos de fraca qualidade e parece ter como objectivo único aumentar as audiência sem se preocupar com as necessidades dos que a ela assistem. Na minha qualidade de espectadora sinto-me um pouco defraudada. Por um lado aposta em decalques doutras estações, por outro os nossos programas de entretenimento que emite são... nem sem bem como defini-los. O Momento da verdade é um programa do meu ponto de vista mais complexo do que aparenta: se no início parecia uma confissão de maus vícios e pensamentos que não devem ser ditos em televisão (para própria segurança da identidade do concorrente), após visionar algumas vezes nota-se que é muito mais do que isso. A parte pós avaliação das resposta mereceu o meu interesse na medida de avaliação do carácter daquele concorrente, os avaliadores é que podiam ser outros, em vez de figuras públicas propunha psicólogos e outros trabalhadores da mente humana. Acho graça à Vip Manicure, tem um bom elenco e a parte dos sinónimos é sempre peculiar, dá uns bons exercícios linguísticos. A novela da tarde, a Rebelde Way também é satisfatória, é pena é o seu horário, a Roda da Sorte não faz sentido nenhum, o que fez sucesso há 20 anos não é sinónimo de sucesso agora, o público torna-se mais exigente e quer formatos originais mas com QUALIDADE, é o que falta muito na tv em Portugal. Até os pivots de notícias deixam a desejar, não são idóneos, têm que se abster de dar as suas opiniões, têm que ser isentos no momento de noticiar. Após a passagem de informação podem então fazer passar a sua opinião, mas numa espécie de espaço para comentários, nunca enquanto a mensagem é passada, temos que aprender a pensar enquanto assistimos ao jornal e a tirar as nossas próprias conclusões, nesse aspecto a RTP está muito bem. Agora dão-nos a informação já mastigada e digerida como esperam que nos envolvamos na actualidade do país? Assim não dá gosto receber informação, basta darem-nos o entretenimento, que é quase o que já fazem!

1 comentário:

Miguel disse...

Tenho lido este blog e só penso: Devo ter sido eu a escrever isto