Pesquisar neste blogue

Seguidores

sábado, 24 de fevereiro de 2007

A Deteorização do Conceito de Escritor

Pois é! Mais uma vez venho dizer mal mas fica aqui a promessa de que quando encontrar alguma coisa bem feita neste país também a divulgo.
Desta vez reporto-me à entrevista feita ontem pelo Jornal Nacional a uma ex-prostituta de nome artístico Bruna Surfistinha. Segundo a jovem brasileira de 22 primaveras em três anos de prostituição de luxo teve sexo com 3000 pessoas (homens e mulheres). 3000 amiga, uma média de 2,7 pessoas por dia e não as 5/6 ditas pela usufruidora da entrevista. Tudo bem, ela disse logo que não tinha feito a faculdade mas ainda assim, para quem vende o corpinho deveria ter melhor memória sobre quantos clientes diários o usam.
Até aqui tudo bem, cada um faz o que quer do corpo, o espantoso da história desta jovem é (para além da mulher parecer um homem e ter conseguido tantos clientes) a resposta dada ao jornalista da TVI quando lhe pergunta qual a profissão actual: Eu sou escritora!
Bahhhh, ri-me de rompante ao ouvir tamanha atrocidade. Então mas agora qualquer putéfia que num blog publica ipsis verbis toda a relação sexual que tem é escritora??? Então e o Saramago, também não é escritor? Que eu saiba não se prostituiu e publicou as suas fantasias.
Dito isto: Qual é a definição de escritor? Aquele que escreve apresentando na sua obra uma contextualização do tempo em que está inserido, aquele que revela o seu íntimo perante a harmonia das letras ou aquele que criou um blog (sabe-se lá como pois não acredito na história de que o blog era a amiga com quem desabafava - para mim trata-se mesmo duma estratégia algo mórbida de alguém que aproveitou uma rapariguinha de 19 anos para fazer fortuna à conta da experiência dela) que posteriormente veio a ser publicado numa estratégia ridícula mas bem conseguida de marketing quando todos sabem que o sexo é um dos temas melhores comercializados?
Só falta, daqui a uns anos, o prémio nobel da Literatura passar pelas mãos duma pessoa como esta, sem estudos, sem o conhecimento da língua (escrita, atenção aos desvios da imaginação) sem qualquer tipo de sensibilidade para com as palavras...
Realmente em Portugal só a TVI para ter um exclusivo destes... mas veja-se que a notícia, segundo parece, também veio a lume na imprensa britânica; em terras de sua majestade não é só notícia da ida do terceiro em linha de sucessão ao trono para o Iraque que faz furor, prostitutas escritoras também. Valha-me santa paciência, e ainda digo eu que Portugal está mal, até está mas era impossível uma prostituta escritora ter sucesso cá!
Digo eu...

Sem comentários: