Pesquisar neste blogue

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2007

A Minha Pátria É...o Calão!!!

Potenciais interessados:
Muito me custa ouvir diariamente, pela comunicação social, reportagens jornalísticas mal elaboradas e com erros linguísticos acentuados.
Se aos olhos da maioria tais lapsus linguae passam despercebidos, à minha vista, já deteriorizada pela constante leitura, revelam-se do tamanho de montanhas... Não me refiro apenas às pequenas trocas de letras, ou falta delas, ou à incorrecção gramatical das notas que passam em rodapé nos noticiários, reporto-me também à diferenciação de tons que deveriam ocorrer aquando a passagem para o plural de algumas palavras. Por exemplo: ouço repetidamente efectuarem o plural de aborto ( lê-se ô o primeiro o) como *abôrtos. A nossa língua tem regras, atente-se na palavra porco que no plural se pronúncia com a vogal o aberta. Se a importância dada à Língua Portuguesa por falantes, cuja função é a comunicação diária com um público vasto, fosse uma permissa consagrada para "alfabetizar" indirectamente todo um receptor colectivo tais falhas não aconteceriam. Mas como nem no próprio país de fundação da Língua Portuguesa se procede a campanhas de literacia ou de estimulação para a arte de bem falar (atente-se que tenho como propósito não dar a conhecer palavras eruditas e de difícil compreensão aos falantes/ouvintes mas, dinamizar e fomentar um melhor conhecimento da língua enquanto veículo de comunicação intersectorial e interpessoal) como esperar que aqueles que se dirigem a um público o façam em consciência plena do que dizem realmente e não do que querem dizer?
Acho incrível, alguém com estudos universitários, em pleno 2007 ainda dizer pírula para a palavra pílula, e é essa pessoa que as vai comprar...
Se Pessoa pudesse ressuscitar dos mortos e voltar a este nosso Portugal nunca mais iria dizer, na maneira como as coisas estão, "a Língua Portuguesa É A Minha Pátria!", aliás mais depressa voltaria para o túmulo em total desespero pela forma como se anda a boicotar a comunicação nacional!

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei do blog