Pesquisar neste blogue

Seguidores

terça-feira, 27 de março de 2007

Recrutamento Na Banca

Realmente não percebo!
No passado mês de Janeiro fui a uma entrevista para o BES. Já não sou uma estreante destas andanças, aliás, quase que sou uma especialista...E para a banca então, upa upa, através das entrevistas, que são em grupo, consigo distinguir perfeitamente quem serão os seleccionados para realizar os testes psicotécnicos. Desde Janeiro que o BES anda a fazer vários recrutamentos e só a mim já me contactaram 3 vezes, mas sempre para fazer a primeira entrevista de selecção. Não sou como aqueles que respondem aos anúncios porque é giro trabalhar num banco, também não é porque se ganhe bem, ganha-se o normal para alguém em início de carreira com licenciatura mas a bonificação mensal deixa muito a desejar para quem quer organizar a vida e fazer um investimento imobiliário. Nestas entrevistas já vi de tudo, e confesso-me muito crítica com as escolhas. Em primeiro lugar sobressaem aqueles que já têm experiência na área, ou que a estudam, depois vêem aqueles que se mostram trabalhadores e com alguns conhecimentos de banca e depois vêm os outros, e são esses que muitas vezes acho uma perda de tempo ao frequentarem este tipo de entrevistas. Já presenciei candidatos que trabalham na banca há anos, em backoffice, e que pretendem um cargo mais aliciante, frontoffice. Para quem esta linguagem dos office é complicada passo a explicar: back são aqueles que trabalham por trás do balcão, front são os que lidam directamente com o público. O estatuto da banca, no nível hierárquico, resume-se a um pequeno objecto que delimita condições, regalias e oportunidades como o balcão. Ora faz-me alguma confusão não conseguir entrar neste mundo de trabalhar com o dinheiro dos outros e ver passar à frente pessoas com bacharelatos (eu tenho uma licenciatura) que não têm experiência laboral qualquer e cujo perfil se topa à distância que não reune as condições necessárias a ingressar no cargo. Além de que são mais velhas que eu. Para mim faria todo o sentido seleccionarem-me a mim que muitas vezes tenho mais estudos e sou mais nova que os que acabam por ser escolhidos.
E a apresentação física então nem se fala: calças largas, sweat e mala à tira-colo para uma entrevista de selecção bancária??? E quem o fez já trabalhava no millennium há mais de 7 anos? Hello? Com esse à vontade na indumentária percebe-se como tal pessoa não consiga evoluir dentro da banca, e diz que ainda pratica marketing agressivo na venda de produtos para o sector automóvel, mas ao falar na entrevista apenas sussurrava e apresentava uma defensiva extrema de menina colegial...Santa paciência, e é por isto que eu não consigo lugar, por causa de pessoas que não se percebe como lá entraram? Não se percebe é como quem diz, mais uma vez o factor C é o melhor curriculum vitae que alguém pode ter...

44 comentários:

Anónimo disse...

Olá estou solidário contigo. Eu sou licenciado em economia e tenho média de 14 na Universidade Católica Portuguesa e dei o litro para ter a média que tenho. Agora que estou a ir aos recrutamentos deparo-me com o que eu chamo o escandalo, pois vejo pessoas muito piores que eu a entrar e eu a ficar pelo caminho. Pessoas que andaram a tocar viola durante a licenciatura e custame pensar que afinal trabalhei tanto para que???????? Mas não me deixo ir abaixo porque acho que mais cedo ou mais tarde encontro.

Anónimo disse...

Olá sou da mesma opinião que tu.
Mas eu tenho ainda nado á procura de 1.º emprego e la resolvi tentar a minha sorte no BPI depois da 1.ºfase da entrevista á 3 semanas atrás ainda espero pela 2.º e a 3.º .....pela tua grande expriencia nesse ramo diz-me uma coisa......achas que vou conseguir algo?
Obrigado

Anónimo disse...

ola:)

Sou mais uma que partilho essa opiniao! Ja fui fazer os tais dos testes psicotecnicos e ate passei...ms n sei cm s podem basear nesse tipo de testes...ms enfim eles é q mandam...ms olha temos q ter paciencia e pensar q algum dia alguem ha-de reparar em nós....

***

Anónimo disse...

ola eu sou um dos que ja tenho uma experienciazita trabalhei um ano de contrato no BPI aproveitaram-se de mim para angariar clientes uma vez que residia na zona e depois não renovei contrato.Agora tive através da adecco a receber 500 euros num contrato de 4 meses em gaia num banco onde trabalhei e perdi dinheiro em nome da experiencia...olha eu ainda não fui a nenhuma p o BES se souberes o segredo p ir conta-me.. o meu mail é lfsoares@portugalmail.pt

Anónimo disse...

ola a todos...
pelos vistos sofremos todos do mesmo mal... mas pelo menos vocês ja conseguiram ser chamados, eu ainda estou a espera...e quem espera desespera!! e pergunto-me para quê tanto esforço quando vejo pessoas a entrarem com o 12º ano!! Isso é inadmissivél. Média de 14 na Universidade do Minho não vale nada! Mais valia o 12º tirado nas Novas oportunidades.
Boa sorte para todos

Anónimo disse...

Olá, eu não estou de acordo com o que dizem, pois ter a licenciatura não quer dizer que tenham mais capacidades do que pessoas como eu com o 12º ano profissional, trabalho na area financeira, e o que conta é a experiência e humildade adquirida. Trabalho muna grande rede a DECISÕES E SOLUÇÕES e trabalho com todos os bancos, sou administrativa mas desempenho essencialmente a função de Gestora de clientes, o que Adoro. Sei que me falta aprender muito,mas tb sei que todos os dias trabalho para isso, e quem sabe um dia não serei uma gerente da Banca, (pelo menos propostas já choveram,lool). ;D

Boa Sorte e Não Desistam, mas não menosprezem o valor do conhecimento que tantos outros como eu, o possam vir a ter.

Anónimo disse...

Gostei muito da tua exposição de ideias...a questão é que ter curso superior não é sinónimo de triunfo garantido. Há quem não tenha curso superior algum e se mostre um excelente funcionário, cumpridor, dinâmico e zeloso. Já colaborei para o millennium bcp e cruzei-me com muitos licenciados que pecam por se acharem maiores talvez porque trazem uma boa bagagem da faculdade, mas por outro lado mostram-se pouco prestáveis. Sempre que necessitava de algo e me dirigia a eles faziam sempre a expressão "eu não estudei para tirar fotocópias" mesmo que disso não se tratasse...
Tenho um mestrado mas nao me sinto, nunca, mais capaz que ninguém, até porque as pessoas nunca são aquilo que à primeira vista mostram e estamos constantemente a aprender uns com os outros.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer como é que me posso candidatar a uma entrevista para a banca?
Na verdade, ter uma licenciatura significa muito pouco, e as médias ainda menos, porque não há nada de mais redutor do que avaliar uma pessoa por um mero número cujo processo de obtenção é falível e sujeito a todo o tipo de corrupções.
Eu diria que, para uma pessoa com autodisciplina e espírito autodidacta, a universidade é uma perda de tempo. Vi, e vejo, muitas pessoas com capacidades extraordinárias a estiolar, submetidas a um sistema que em vez de aproveitar as ditas capacidades, as submete.

Há cerca de um ano fiz uma formação na área da economia e, entre os alunos, contavam-se alguns bancários sem formação superior mas com muita experiência, que facilmente se destacavam como os melhores alunos, sem comparação com recém-licenciados como eu.
Dá que pensar...

Não se esqueçam de me dar, se possível, a informação que pedi no início.

Bruno

Anónimo disse...

bom que dizer, mediazita de 10 na ubi a razar o 9, e desde que saí sou selecionado e admitido em todo o lado. Comecei no bes e despedime nao aguentava o genio da bola nos cartazes, depois fui po millenium e aora no barclays...onde deremn mais eu vou.
Agora po pessoal do 12º sao mesmo inferiores e mais cedo ou mais tarde vem ao de cima....uma dica po pessoal de licenciatura nas entrevistas sejam uma mescla de vendedores de carros com uma pontinha de mecânicos e verão que entram , uma vez la dentro ta a ecostar o pessoal do 12º as boxes, TEMOS K ELIMINAR ESSA RAÇA DE PREGUIÇOSOS que nao conseguiram ler uns livritozzz haah abraço e bjos

Anónimo disse...

Boas,

Por sorte (ou não) entrei para o BPI onde me encontro à cerca de 2 anos. Tenho o 12ºanos, não foi fácil entrar, e só na 3ª tentativa é que consegui (sem qualquer tipo de ajuda/FactorC).

Dou-me bem com toda a gente, no balcão onde me encontro sou o único que não tenho qualquer tipo de frequência universitária... sabem que mais?! Não sou o mais burro... um colega que entrou 1 anos depois (licenciado), pensou que apesar de termos funções idênticas "mandava" mais por ser o dito canudo, passo 6 meses foi convidado a sair uma vez que não preenchia os requisitos pretendidos no que toca a espírito de equipa! E desde já vos digo que em tudo teve a ver com os comentários despropositados e com atitudes menos correctas que teve para comigo.
Se tem ficado por lá, apenas "poderia" levar um ordenado signativamente superior.

Não é por acaso que existe o gerente e sub... o resto é conversa.

Boa sorte a quem tenta, não desistam!

Abraço

Anónimo disse...

Olá!Também concorri para o BPI e depois de muito esforço consegui passar nas 3 entrevistas. Gostaria que, se possivel, alguem que já tenha passado por isto me informe quanto tempo demorou até começar a trabalhar...é q a empresa de selecção não me soube responder e ja ouvi dizer que pode demorar até 2 anos...:(( será isto verdade? Depois de tanto esforço!!!...espero sinceramente que alguem me possa esclarecer relativamente a este assunto! Agradeço desde já!

Abraço

Anónimo disse...

Olá! Eu também concorri para o BPI e consegui passar nas três entrevistas de selecção (com batante esforço). No entanto gostaria que alguém que tenha passado por esta situação ou tenha conhecimento, me informe, se possivel, quanto tempo demorou até começar a trabalhar...é que a empresa de selecção não me soube informar!! Já ouvi dizer que pode demorar até 2 anos, será verdade?? Depois de tanta luta! :((
Agradeço desde já..

Abraço

Anónimo disse...

Mas porquê tanta aflição para trabalhar num banco? Para quem tirou uma licenciatura, sonhar em ficar atrás de um balcão, é na minha opinião, pensar pequenino!
Em Portugal é que se vive a ideia de quem trabalha num banco tem um bom estatuto social, que é bem remunerado...etc, mas se calhar não é bem assim! Pelo menos é o que dizem os que lá trabalham!!
É claro, que devido à situação económica que o nosso país atravessa, nós licenciados temos que nos "sujeitar" à pouca oferta de emprego existente, e conseguir entrar num banco já é bom... mas acho que merecemos melhor!!!!

Anónimo disse...

Boas tardes!
Em primeiro lugar, gostaria apenas de dizer que o curso e a média que tiras conta, mas éuma pequena parte! posso dizer-te que tenho boa média, mas não estudei numa faculdade central (Lisboa, Porto, Católicas, FEPs e afins...)! mesmo assim, em todos os recrutamentos a que vou, vou cokm a confiança de quem sabe que tem capacidade para se dar bem nos testes, nas perguntas, nas dinâmicas de grupo... quando entras, tens de sentir que és o melhor que ali está dentro, e tens de agir como tal, porque isso sente-se por quem te avalia! Para além disso, como te vestes é importante, mas tal como a aparência é importante(o fatinho...), quem destoa da multidão sobressai sempre do resto do pessoal! se toda a gente vai de fato e tu tens a audácia de ir de calças de ganga, isso faz-te sobressair! imagina então se aliado a essa coragem, tens bons resultados nos testes... quem te avalia não se vai esquecer de quem és! finalmente, posso dizer-te que nunca tive cunha, não tenho licenciatura numa grande universidade, não tenho papás ricos, não tinha grandes fatos...mesmo assim, em todas as entrevistas que fui( e foram muitas, assim que acabei o curso mandei para imensos sítios e fui a todas, mesmod depois de já ter contrato-nunca se sabe), posso dizer-te que passei a todas, tive vários convites, e pude escolher a área em que quis trabalhar! hoje trabalho com consultoria financeira, numa das 4 grandes consultoras em Portugal. Tudo isto, não para me vangloriar, porque o que tenho não é nada que qualquer outra pessoa não consiga também! quero apenas fazer passar a mensagem daquilo que realmente acho importante para quem procura trabalho, em qualquer área, mas principalmente na banca: confiança.O essencial é fazer passar a mensagem de que sabes que és o melhor, onde quer que estejas, seja a fazer o que for! és o melhor, ou consegues sê-lo, e não tens medo de dizé-lo,não tens medo de dizer o que quer que seja, de olhar olhos nos olhos a quem está a falar contigo, a questionar-te, a pressionar-te! não falas com voz baixa, és tu que estás em controlo, quem quiser disputar a liderança contigo que venha, tu tens argumentos para a disputa e não tens medo de disputá-la com quem quer que seja! não tens medo de dizer que nºao gostas de perder, nem a feijões, que queres ser sempre o primeiro, que queres ganhar muito dinheiro e depressa!
Toda esta postura cria a tua marca em quem te avalia, mostra que és feito para liderar, e isso, mais do que saber o que são futuros e acções e commodities e warrants, ISSO é que te faz ganhar um emprego! porque podes não saber tudo, mas saber que tens condições para vir a saber, e a fazê-lo melhor do quem está ao teu lado!

Apenas uma opinião...
Obrigado

Anónimo disse...

OLÁ.

conforme relatado por estes dois amigos do dia 5 de julho de 2008 que foram seleccionados para o BPI, gostava de saber se os dois já iniciaram e se já estão a trabalhar. Quanto tempo levaram a iniciar após a passagem das 3 fases de processamento. O banco contactou-vos? Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite!

Como eu vos entendo... Sou licenciada, mas isso para mim não significa ser mais do que ninguém. Esforcamo-nos mais do que muitos, sem duvida. E a maioria das vezes somos "olhados de lada" porque "temos a mania", mesmo não a tendo.
Tive sorte no inicio. Depois de tirar licenciatura, fui para a Deloite de onde me despedi para ir para melhor. Fui para o millennium. Tive uma excelente avaliação, fiz horas todos os dias sem serem pagas e como era boa funcionária, renovaram-me o contrato 3 vezes. Sentia-me bem, embora com muito trabalho, mas gostava. Queria ganhar experiência para tentar voos mais altos, dentro ou fora do banco... Parar é morrer!
Pois é, aqui a excelente funcionária que chegava cedo e saía tarde serviu para renovar os tr~es contratos, mas quando foi para passar a efectiva... mandara-me embora porque queriam por pessoas da sede na área comercial... Como me arrependo de não ter aceite uma proposta do BPI que me surgiu entretanto.
Agora estou desempregada...
Relativamente aos recrutamentos, alguns sites, como o bes e o barclays, têm no próprio site do banco uma área para recrutamento. De resto pode-se fazer por candidatura espontanea.
Relativamente a demora, posso dizer que para o millennium fui à primeira entrevista em setembro, aos psicotecnicos no mesmo mês. Depois fui de novo em Dezembro e só em Maio me chamaram.
Boa sorte a todos

Anónimo disse...

Olá!
Este ultimo comentario deixado soa-me a "deja vu". Tal como foi dito,ser bancário ainda é um "mito", eu consegui entrar para o BES só em Junho de 2008, apesar de ter sempre trabalhado no banco desde 2005( atraves de uma empresa de trabalho temporario).
Da experiencia que tenho ser bancario não é facil, ainda mais nos tempos que correm, mas eu sempre gostei daquele trabalho. Não se ganha assim tão bem para o trabalho e responsabilidade que nos é exigido.
A minha prenda de Natal foi a não renovação de contrato, isso fez-me pensar que não vale apena deixar a familia para tras, deixar de ter vidad propria em prol de uma empresa que no fim, te abre a porta da rua. Deu muito do meu trabalho, da minha dedicação e da minha vida ao BES, mas penso:
Quando queremos melhor mais tarde ou mais cedo temos o que realmente merecemos.
Pontos fundamentais:
ser humilde(qb), estar disposto a aprender, saber ouvir e principalmente gostar do que se esta a fazer.
Eu sou licenciada em Marketing e Publicidade e nunca pensei ir para a um banco, mas tenho o desejo de ainda poder fazer algo que me faça realmente Feliz.

Anónimo disse...

Boa Noite,

Concordo inteiramente como que o que foi dito com o que foi dito pelos dois ultimos intervenientes neste Blog.

Sou licenciada em Direito e também Advogada e fui parar à Banca por mero acaso, tendo já acumulado duas experiências ambas a nível de Back-Office.

Acrescento ainda que trabalhei primeiro num grande banco nacional (renovaram-me três contratos, mas também não me passaram aos Quadros) e depois para uma entidade estrangeira onde tive igualmente como "prenda de natal" o fim de contrato a 31 de Dezembro de 2008.

Acho que ainda não focaram um ponto muito relevante e sensível: a Banca, como qualquer meio profissional está cheia de Lobbies e, muitas das vezes a passagem ou não aos quadros é decidida por esses mesmos Lobbies, deixando pouco lugar à meritocracia, numa sociedade tão competitiva e tão em crise como a nossa.

Presentemente, estou à procura de colocação, não só na Banca (para mim nunca foi objectivo,apenas um acaso) mas na Advocacia e a nível de função pública, já que o meu CV é suficientemente apto para tal.

Um conselho que dou aos que agora começam estas andanças é a entrga de curriculos pessoalmente e muitas auto-candidaturas, pois foi assim que obtive a minha última colocação.

Desejo desde já Boa Sorte a todos, e não desanimem!!!

Anónimo disse...

Concordo com algumas opiniões... ser licenciado não é sinal de saber mais que os outros... trabalho na banca, não sou licenciada, mas tirei o meu curso profissional no Instituto de Formação Bancária, onde adquiri competências especificas para a banca e inclusive estagiei num banco. Nós vamos com outra bagagem que os licenciados não têm... Segundo os próprios gerentes, os licenciados nem sabem o que é um cheque e têm que ensinar tudo... e quem vem do IFB tem todos os conhecimentos necessários.

Anónimo disse...

Respondendo ao ultimo comentário. É tudo uma questão de competências... Um licenciado que vá fazer serviço de balcão não está a valorizar as suas competências. Se fosses fazer trabalho de licenciado, não saberias o que fazer também. Se eu for engenheiro não tenho de saber de banca, mas certamente também não saberás como manter um edificio em pe.

Um licenciado esforça-se muito mais do que quem não tem licenciatura. Mas quem não lá andou, não sabe dar valor e esquecem-se de que por alguma razão não foram para a faculdade.

Anónimo disse...

Meus amigos e colegas da luta.
A banca é muito bonito mas depois na hora de verdade mandan-mos ir dar uma volta. Eu estive no BES, entrei em 09/07 para Gestor BES 360 andei a captar clientes, abrir contas de pessoal amigo e tudo para ficar bem ba fotografia e depois agora em Março de 2009 quando foi para renovar contrato, vim embora juntamente com mais 20 que entramos em 2007 e pessoal que entrou em 2008 ao todo vim quase 50 pessoas a embarcar. É complicado mas o tempo da escravidãp voltou e tenham muita atenção a banca.

Anónimo disse...

Ola

Tenho curso superior em Design Audiovisual entrei para o Millennium para a area de marketing de uma determinada marca do banco 3 meses depois geria fazia marketing e geria a carteira de clientes dessa marca na minha zona 8 meses depois convidaram-me para entrar para a rede de balcoes 1 ano depois tive um convite para trabalhar no BPI como gestora de clientes onde estou ate agora (12 meses). Sou designer o que significa que sou uma ignorante a nivel economico no entanto desempenho as minhas funcoes na perfeicao e ate ja fui varias vezes melhor gestora da minha area. Acho que qualquer um pode trabalhar na banca desde que seja proactivo (acho que esta seja a keyword das entrevistas) seja humano com os clientes, entenda na perfeicao as solucoes do banco e as saiba adequar aos diversos clientes a melhor solucao (e atencao "produtos" so vendem os banqueiros nao os profissionais da banca!!)
Passei a minha faculdade inteira a "tocar viola" e a estudar quando era necessario, nunca fui extremista como alguns comentarios aqui escritos. Nunca ouvi dizer que ter uma excelente media na faculdade fossse abonatorio alias os melhores alunos nunca sao os melhores profissionais!
Se nao sao chamados as entrevistas é pk talves falte a proactividade, a humildade, e a agressividade comercial...esquecam os 14 da catolica e comecem a entrar no espirito de um comercial, pode ser que ajude.
Nao desistas se tiveres que entrar sera mais facil que imaginas...
agora "jarroes" que nao fazem nada e arranjam tudo, em portugal tens aos montes!!

Anónimo disse...

estive atentamente a ler todos os vossos comentarios...e continuo a lamentar a falta de humildade que existe em certos licenciados...ja pude presenciar essa falta no meio laboral e este tipo de comentarios so fortalece a minha opiniao...
realmente, acredito que seja dificil verem q tantos anos a estudar no fim nao servem para atingir o objectivo que querem com a maior das facilidades...a vida e assim mesmo...dificil...e quem tem o 12º ano n e menos sacrificado nisso...e obvio que quem tenha um curso do ifb, como e o meu caso, seja um pouco beneficiado no que toca a ingressar na banca...mas nao e por isso que somos "queima pestanas" que voces...pois este e um curso trabalhoso...e se querem comparar coma alguem que tenha cursos, por exemplo, de economia, com grandes medias, posso vos dizer que tive o prazer de trabalhar com um licenciado nessa area...e que demonstrava saber tanto como eu teoricamente...por isso sera o 12º ano assim tao diferente?nao me quer parecer...em relacao a banca...nao existe melhor forma de exploracao...quem, como eu, nao tem a sorte de ter um bom chefe, ou uma boa cunha, torna se claramente dispensavel, seja qual for o seu rendimento em questoes laborais...mas mesmo assim interessa e continuar a lutar e acreditar em nos mesmos...e acima de tudo manter a humildade...

Anónimo disse...

Boas!
De todos os comentarios tenho a dizer que o ultimo foi o mais interessante. Sou licenciado Gestão pelo ISEG, entrei para o BES para um estagio e ao final de 6 meses estava numa carteira de empresas. Apesar do dito canudo ajudar na criação de oportunidades, sei, sem duvida nenhuma, que foi na postura usada na entrevista com um director que se abriu a porta grande para o emprego que tenho. Se eu for analisar, os recursos humanos do banco, incluindo cargos de directoria, são preenchidos por pessoas capazes a nivel profissional e sem qualquer formação academica, que ensinam muito os jovens licenciados como eu, e que desempenham um trabalho excepcional. A capacidade por vezes não está no que a pessoa estudou mas sim no espirito de equipa e no chamado "vestir a camisola". Se me perguntarem se os recrutamentos são bem feitos eu digo que não! As analises não são especificas, e por vezes tendenciosas. simpatia, beleza, grau academico, etc... Variaveis que por vezes não vão ao encontro do cargo a preencher. Em tudo na vida é preciso sorte. E a vcs o que desejo é sorte! Um abraço

Anónimo disse...

ola eu tb gostaria imenso de trabalhar na banca, digamos que +e um dos meus sonhos, n me perguntem porqué, mas é algo que me fascina....sou licenciada em Gestão, quando acabei a licenciatura fui logo entregar curriculos pra td empresas e banca. Entrvistas n faltaram...fui a umuitas empresas, na banca fui chamada pra entrevista pro BES,BPI, CGD..mas nenhuma com resultado positivo infelizmente nunca passei da 1º entrevista!...de momento encontro.me a realizar um estagio profissional pelo InovJOvem numa empresa imobiliaria, ramo de gestão administrativa, n desgosto mas n é isso que pretendo pra mim. tenh contrato de 1 ano, resolvi aceitar o estagio pois assim n fico em casa a desesperar por trabalho e sempre vou ganhando algum e experiência e claro conhecimentos...lido com muita gente desde engenheiros a gerentes de banco.o que é muito bom.quando faltarem uns meses para acabar o estagio pretendo mandar curriculos para instituições bncárias a ver se desta vez tenho sorte!
alguem ja teve nesta situação?

Anónimo disse...

Olá!
Por mero acaso deparei-me com este blog e foi inevitável não ler os comentários e até mesmo escrever um.
Eu sou licenciada em Psicologa e neste momento estou a concluir o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Em 2006, por consideração a uma pessoa amiga (que nada tem a ver com a banca, por isso, não pensem em factor cunha!!!) que me falou que no Barclays estavam a recrutar colaboradores, decidi ir a uma entrevista! Fui a entrevista numa manhã, e nesse mesmo dia a noite estavam a telefonar-me: "Foi seleccionada!!!". A verdade, é que nunca na vida, me passou pela cabeça trabalhar na banca, nao tinha nada a ver com a minha área de formação, não tinha nada a ver comigo e as "vendas" nunca me agradaram muito. Mas, agora era o momento decisivo: tinha sido seleccionada! A ideia de emprego seguro, bem remunerado e certo, algumas regalias, fez com que eu aceitasse. Fui para formação, tive em dois balcões, e ao fim de 3 anos mandaram-me embora! Posso vos dizer que dei muito por aquele banco, passei la muitas horas, muitas horas fora do meu horario de trabalho,sempre mostrei muita disponibilidade, educação, simpatia, e profissionalismo. As competências na área da banca, foram adquiridas com o tempo, com os colegas de trabalho, e com muita persistência e humildade. Mas, isso tudo de nada me valeu... Mandaram-me embora, e contrataram um estagiario para fazer o meu trabalho! E é assim...
Eu acho que o trabalho na banca,é muito interessante, eu aprendi muita coisa, aprendi a trabalhar em equipa, a gerir conflitos, trabalhar por objectivos e sob pressão...tudo isso! Sinceramente, acho que qualquer um é capaz de trabalhar na banca, e, não é preciso um canudo para o fazer...O ser humano é polivalente e versatil, se quiser, consegue aprender tudo...basta querer!
Mas, agora é altura de tentar novos rumos. Voltei a procurar emprego na área, e comecei a dar formação (a meio tempo, apenas!).
...Estava a procura de emprego na banca, nos Recursos Humanos, e foi atraves dessa pesquisa que descobri este blog...

Boa sorte para quem esta a tentar entrar na banca! Mas, aviso desde ja, trabalhar com o dinheiro das pessoas, é muito complicado as vezes...

Anónimo disse...

Meus caros a Banca é uma máquina de vendas muito dependente da manutenção de elevados niveis de crescimento.
Qualquer pessoa no âmbito do retalho bancário puro independentemente da sua formação de base pode adaptar-se perfeitamente. Agora, com o contexto do mundo financeiro actual a exigência de disponibilidade é muito maior com todos os sacrificios pessoais que acarreta, a capacidade pró-activa de abordar o mercado e ser altamente eficiente no fecho das vendas é decisivo.
Hoje os bancários são vendedores na mais pura essencia da palavra e os resultados comerciais são a primeira e principal medida de avaliação. A juntar a este facto e porque o trabalho é desenvolvido sobre a principal matéria prima do mundo actual "dinheiro" e num sector altamente regulamentado em segunda linha mas fixem bem em segunda linha está o rigor inerente a trabalhar no sistema financeiro, mas tenham sempre em atenção a falta deste pode deitar tudo a perder.
Todos os dias um qualquer gerente ou director comercial vai exigir resultados como se fosse o fim do mundo e não vai querer saber como eles vão aparecer mas se algo correr mal... não contem com ajuda.
Portanto quem tiver uma boa dose de sangue comercial, e bom senso a banca pode ser uma excelente carreira.

Anónimo disse...

boas,

gostaria de uma opinião. Sou licenciada em gestão e gostava muito de trabalhar num banco, n me perguntem porqué é algo que sempre quiz....infelizmente so a pouco tempo é que conheci o Instituto Formação Bancária...se soubesse antes!! enfim agora nada a fazer, ou melhor, estou a pensar tirar la um curso de produtos financeiros, pois assim será mais facil ter acesso a banca! acham que estarei certa!?

Anónimo disse...

Anónima disse....

A realidade dura e crua...voltei a ficar desempregada, mas desta vez com 1 filha de quase 3 anos e a idade a "pesar", sempre gostei da banca, e tenho o tal canudo na area de Gestão, e muita experiência acumulada e bastante comercial, e humilde e que sabe trabalhar em equipa, mas quando chega a hora de efetivar arranjam sempre desculpas, estiva na CGD(varios contratos) e nada...cansada acabei por optar por um banco mais pequeno e unico na cidade, e como trabalhava num shopping o horário tinha que ser depois do infantário da minha linda filha fechar,ora um ou outro dia o meu marido segura nas pontas, mas todos os dias da semana não dava, mas será que com a melhor carteira da agência e ser uma boa comercial não conta?????....Claro que não

Anónimo disse...

anónimo,
Caros leitores
A area financeira sempre foi algo que me fascinou,pela beleza de criação de valor,a relação de confiança e aprendizagem de novas soluções.A consistencia dos resultados obtidos por estes,é realmente impressionante.E diga-se de passagem que são estes meios que catalizam novas empresas, novos projectos e financiam ideias.
São propositos fundamentais na nossa economia,e geradores de riqueza.
Naturalmente que dependem de capital para prestarem as suas actividades.
Seus colaboradores são peças fundamentais para capacitarem as pessoas daquilo que mais precisem "Dinheiro".
A venda é num conceito simples mas acto complexo ,"Procurar o que as querem,e maximizar a sua satisfação",são estes incentivos que nos leva a apresentar soluções de forma mais eficiente e objectivo.
Portanto penso que fazer parte deste negocio é um desafio que esta apenas ao alcance de poucos,a que ter persistencia sacrificio,e perceber que o mundo laboral não depende mais do que a nossa interacção social com as elites,pois são estas que nos levam do factor X para o factor sucesso,penso que a chave esta ai!!
Digo eu ,
M/C
Fundão

Anónimo disse...

Acho piada que quem não é licenciado acha que tem todo o direito de tentar minimizar os licenciados e acham-se mais "espertos" pois "conseguiram" sem estudos o que nós ainda temos de aprender depois de estudar. E nós, temos de "comer e calar" ou não somos humildes e temos "a mania"... E quando somos nós a dizer seja o que for, temos de escolher muito bem as palavras para que quem não tirou licenciatura não se sinta minimizado nem ofendido... Dor de cotovelo! Há pessoas que se minimizam a elas próprias!

Anónimo disse...

Estive a ler alguns comments e gostaria que alguem me disse-se alguma coisa relativamente à politica de recrutamento do BPI, estive na select e realizei entrevistas para assistente banca telefónica, o q me foi dito é que o banco pretende integrar as pessoas, contudo, ja trabalhei no MBCP e vi o meu contrato findo passadas 3 renovações, neste momento não sei se deva arriscar visto ter outra proposta.Não sei se é mais uma tentativa de usar as pessoas e de criar falsas expectativas.

Anónimo disse...

Olá. Vi o teu post e não podia deixar de comentar.
Sabes porque é que não és seleccionada?
Lê o teu post como se fosses outra pessoa e nele está a resposta. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de cultura e não seja influenciavél vê que tens tiques de superioridade, não conheces ninguém que viste nas entrevistas e no entanto tens a mania que "tiras" toda a gente pela pinta, achas-te muito experiente (o que pelos vistos todos os entrevistadores/psicologos com quem estiveste não acharam). As empresas procuram, hoje em dia, não pessoas vestidas à business class, não pessoas Licenciadas, mas pessoas com algum know-how, que mesmo que não o tenham, tenham boa capacidade de aprendisagem, disponiveis e que demonstrem capacidade de resistência a situações de pressão e conflito, coisa que tu claramente não tens, não aceitas sequer a derrota numa simples entrevista. Boa sorte para a tua vida e pensa de novo a tua maneira de ser e de ver as coisas, pois de certeza que não irás longe a pensar assim. Bem haja.

PS - Concordo que o factor C é muito importante, especialmente no nosso país. Mas acredita que se não for um factor C do tamanho do Mundo, se não tiver capacidades, também não dura lá muito tempo.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.

Entrei por alguma sorte neste blog e depois de ler as vossa histórias verifiquei que dadas as condições do mercado tive alguma sorte, juntando claro com muito trabalho há mistura uma vez que nÃO tenho qualquer factor c.
Ainda não tinha terminado o curso de Contabilidade quando comecei a trabalhar numa empresa na área da contabilidade. Depressa me apercebi que não era aquilo que pretendia para a minha vida, dada a rotina desta actividade e passados três meses despedi-me sem ter mais nada em vista. Continuei o meu curso normalmente, muitas "borgas" e "bebedeiras" e não foi por isso que não tirei o meu curso e apenas com média de 11, mas na noite muitas vezes aprende-se muita coisa e torna-nos pessoas mais sociais e não era como aqueles marrões que tiram altas notas mas em termos pessoais são um zero e por isso é que em termos profissionais principalmente em entrevistas nem se sabem comportar, nem ter um discurso como deve ser.
Desculpem este desabafo, mas há aqui muitos comentários de coitadinhos mas a verdade é que nunca fizeram nada da vida, unica e simplesmente têm um canudo na mão.
Continuando entretanto surgiram aqueles estágios de verão (3 meses) da CGD ao qual eu me candidatei, passei as várias fazes das entrevistas e fui seleccionado. Passados estes 3 meses, vim para casa e passado 1 mês voltaram a chamar-me para um contrato de 4 meses. Decorridos 3 desses 4 meses comecei a despachar uns curriculos para outras oic's e mal estava a terminar o meu contrato fui contactado pelo Banco Popular para entrevista que no meu entender me tinha corrido bem,mas isso por vezes não quer dizer nada. Entretanto passado cerca de um mês contactaram~me novamente do Popular para me fazerem um contrato de 1 ano. Expus a situação na CGD que me pretendia fazer mais um contrato de 4 meses e questionei-os sobre o que me iria acontecer depois dos 4 meses se me iriam fazer um contrato mais prolongado ou se iria para casa? A senhora dos recursos humanos disse que depois dos 4 meses não me garantiam nada... Eu com todas estas incertezas decidi optar pelo contrato de 1 ano do Banco Popular. Passado esse ano fizeram-me um aditamento de 6 meses que terminou em Dezembro de 2009.
No dia 04 de Dezembro desse mesmo ano informaram-me que estava efectivo, como devem imaginar fiquei extremamente contente.

Fim de Historia

Anónimo disse...

Curiosamente sou uma pessoas que tem factor C , sou de leiria e consegui entrar num banco e ficar efectivo graças ao factor c , não tenho curso superior nunca fiz nada , sempre curti a minha vida , e sempre soube que eu chico esperto como sou mais cedo ou mais tarde iria-me safar e tal como aconteceu safei-me , felizmente para mim o mundo é feito dos chicos espertos não daqueles que se esforçam.
Não critiquem quem tem cunha pois voces fariam exactamente o mesmo!

Jane disse...

Ola a todos.
Gostaria de tirar uma dúvida. Muito recentemente fui a uma entrevista na Vedior, recursos Humanos para trabalhar no Banco Popular. Estou agora à espera que me marquem uma nova entrevista com um director "suponho eu" do Banco Popular. Gostaruia de saber se alguem esteve nesta situação. Se sim, que tipo de entrevista é esta?
Cumprimentos a todos;)

Jane disse...

ola a todos.
Antes de mais nada quero felicitar a autora do blog. gostaria de aproveitar a existência deste blog para tirar uma dúvida. Muito recentemente fui a uma entrevista com uma técnica da empresa de recrutamento "Vedior". Este recrutamento será para ingressar no banco Popular. Estou agora à aguardar que me convoquem para uma nova entrevista, mas desta vez com "alguem" do Banco Popular. Alguem já esteve num processo de recrutamento semelhante a este? Se sim como funciona ?

Unknown disse...

Olá,
deparei-me com este blog e não posso deixar de comentar. Escreveu-se imensa coisa e ainda não se tocou no ponto fulcral da questão.
Com tanta oferta de mão-de-obra, acham sinceramente que os bancos vão estar a meter pessoal nos quadros e arriscar-se a ter que pagar indemnizações no caso da crise piorar??? claro que muitos conseguem trabalho e ficam lá 3 anos, com renovações de contrato e depois mandam embora... É obvio que depois mandam embora e vão buscar mais pessoal, somos 1000 cães a um osso!!
Mas só um conselho aos desesperados por trabalhar na Banca: a banca não é o emprego maravilhoso de há 10ou15anos atrás, eles hoje exploram até não poder mais e as regalias são cada vez menores.

Anónimo disse...

Olá a todos :)

Encontrei este blog por acaso e resolvi dar a minha opinião sobre aquilo que aqui foi dito.

Sou licenciada em Ciências da Comunicação e estou a fazer um mestrado na mesma área. Decidi como muitos de vocês concorrer à banca. E porque não? Vamos estagnar só porque não arranjamos emprego na nossa área?!

Não acho que nós, licenciados, somos mais que os outros só porque temos o dito 'canudo'. Aliás, na hora do despedimento somos todos iguais, com ou sem... E, muitas vezes, na altura da contratação até preferem alguém só com o 12º que faz exactamente a mesma coisa e ao fim do mês leva menos dinheiro no vencimento. Estamos em crise... É a realidade!

Fui chamada para uma entrevista para o Montepio, para os estágios de Verão. Se alguém souber como correm as coisas, avise.

Cumps.
J.M.

Anónimo disse...

só em portugal é que há esta esquizofrenia com os licenciados e n licenciados... li os comentários uns mais banais q outros... um licenciado q n sabe o q é um cheque... pois claro q n sabe, nem tem q saber e se arranjou trabalho em q é preciso saber o q é um cheque, então escolheu o trabalho errado...
mania da superioridade... é evidente que sim, o estudo é eminentemente bom deem as voltas q derem, estudarem é melhor do q n estudar... claro, qualquer pessoa c o 12º consegue aprender as coisas, todos os seres humanos conseguem, mas a ideia das licenciaturas e do estudo em geral é que demora menos tempo e tem menos falhas a aprendizagem consistente e intensiva do q a aprendizagem ao longo da vida, cheia de falhas porque ninguem a controla cientificamente. portugal é dos poucos países q n valoriza a licenciatura, n há licenciados a mais, há alias a menos, somos dos paises que tem menos licenciados e onde o abandono escolar é maior, o estudo n é é valorizado, e então há licenciados a mais para o que o pais valoriza que é nada, isto e a coisa salazarenta a ajudar, do homem do povo, porreirão muito ximples e trabalhador... mas gostam de ter telemoveis, de ver televisão de serem curados pelos médicos, não é, sabem? estas pessoas estudaram e n aprenderam ao longo da vida, tiveram uma formação especializada tá!
universidades de merda, q os alunos saem mais bimbos do que qd entraram, tudo fechado é evidente/ a soluçao...
agora revoltem-se é vcs licenciados que são obrigados a trabalhar num banco para um chefe que se tiver o 12º é muito e n disser prontos e fostes já se está muito bem...
portugal é um pais pobre, onde a cultura é desprezada e se vive numa ruralidade a fingir que se é mais que isso... e n vai mudar nunca...

Anónimo disse...

Uma coisa é certa é bem verdade que alguem ha de reparar em nós(espero bem que sim) para que os anos de estudo e esforço mas a verdade é que enquanto isso o tempo passa o factor c, tem preponderancia e a partir dos 29 anos, a banca não contrata! ou alias so contrata para trabalhar em call center em campanhas agressivas de outbound, nao tendo qulaquer ligação á componente comercial financeira,nem tendo perspectivas de carreira

Anónimo disse...

Olá tens razão naquilo que escreves-te, mas tens de ter atenção que só os melhores ficam. Nunca te deves comparar a ninguém, os melhores não têm padrões de comparação, mas sim competência para o cargo. E é isso que as empresas procuram.
Eu também só licenciada e também passei por isso. Teres uma licenciatura com uma média formidável não é nada! Tens é de possuir aptidões, competências, candidatares-te a cargos que te realizem, o país precisa de pro activos e não de pessoas que se queixem da vida.

Anónimo disse...

Ja fui a varias entrevistas para a banca....neste momento estou desempregado,e esta crise nao ajuda....mas o qual estou a aqui a escrever é para sublinhar o facto do ridiculo que é as entrevistas para o BES, nao sei em que criterios se baseiam, apresentam um produto a 2, e so consoante isso é que fazem os testes,eu vi pessoas com uma capacidade comercial imensa e a serem dispensados,apenas porque gaguejaram no inicio, disseram que nao podia haver nervosismo, acham isto normal?a Senhora que esta la a trabalhar ve se mesmo que nao percebe nada daquilo, e quando entrou para o trabalho dela se nao foi por cunha,sera que nao teve o seu minuto de nervosismo????enfimm...este mundo esta perdido e nos estamos a ir pelo mesmo caminho com atitudes destas....abc a todos

Anónimo disse...

Olá a todos =)
Será que alguém me poderia falar mais um pouco da empresa DECISOES E SOLUÇOES???
Relativamente ao que seja imprescindível ter como por exemplo uma boa base de contactos ou então conhecimentos laboral!!!
E também gostaria que me informassem sobre o tipo de formação que dão e o tempo médio que cada tipo de credito demora, tipo um mês ou semanas para o credito habitação, seguro, etc!!!

Obrigada